1ª Copa Caixa de Rugby em Cadeira de Rodas da 2ª Divisão

  • 29 de novembro de 2016

Aconteceu nos dias 23 a 27 de novembro a 1ª Copa Caixa de Rugby em Cadeira de Rodas. Estiveram presentes os seguintes times: Movimento Superação de Bebedouro – equipe Dragões; Associação de Pessoas com Deficiência de Colombo – equipe Titans; Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe) – equipe Lobos; Sociedade Esportiva Liderança (Socel) – equipe Águias; e Associação Esportiva e Cultural de Brasília – equipe Bsb. A competição foi do tipo “todos contra todos”.

No primeiro dia de jogos, nosso time, Cetefe Lobos, enfrentou o Águias – um time que, apesar de novo, contou com vários jogadores que já tem alguma experiência com o Rugby, inclusive, o atleta Bruno Damasceno, que representou o Brasil nas Paralimpiadas. A disputa começou acirrada, com troca de gols pelos dois times, mas logo a equipe Águias conseguiu abrir o placar terminando o primeiro quarto com uma diferença de 6 gols. No decorrer do jogo, o time Águias sempre conquistava pontos de vantagem, terminando o jogo com uma diferença de 26 gols. A partida marcou a estreia em competições oficiais dos atletas Weberson e Amanda da equipe Lobos.

No segundo jogo, enfrentamos o time BSB Quad, também de Brasília, que contou com o retorno do jogador José Higino que esteve presente nos jogos Paralímpicos 2016. Na partida conseguimos produzir belas jogadas, mas a dificuldade produzida por um jogador diferenciado, acabou levando a equipe a cometer vários erros, terminando a partida em 23 a 50 pontos para o BSB.

No segundo dia, jogamos a terceira partida contra o time Titans que já tínhamos enfrentado duas vezes esse ano. O jogo foi bem disputado com muitas trocas de gols. Às vezes conseguíamos abrir uma diferença de até 5 gols e em outros momentos a diferença diminuía. No final, o placar foi 34 a 31 a nosso favor.

Na última partida, enfrentamos os donos da casa, a equipe MSB. O jogo começou bem disputado, com várias trocas de gols. O primeiro quarto terminou empatado, mostrando a evolução da equipe de Bebedouro. Porém, no decorrer do jogo a diferença foi aumentando e finalizamos com a vitória de 41 a 29.

Confira os resultados finais da competição:

Dia 25/11
Titans 17 x 43 Águias
BSB 62 x 14 Dragões
Águias 46 x 20 Lobos
Dragões 36 x 46 Titans
Lobos 23 x 50 BSB

Dia 26/11
MSB 17 x 40 Águias
Titans 31 x 34 Cetefe
Águias 40 x 43 BSB
Cetefe 41 x 29 MSB
BSB 52 x 22 Titans

Premiações individuais
Melhor 0,5 – Paulo Amarante – MSB
Melhor 1,0/1,5 – Raphael Cardozo – Titans
Melhor 2,0/2,5 – Bruno Damaceno – Águias
Melhor 3,0/3,5 – Claudio Portilho
Artilheiro – José Higino – 112 gols – BSB
Melhor Árbitro – Ronei Wesley