Atualização da Regras do Rugby em Cadeira de Rodas para 2018

  • 20 de setembro de 2017

No dia 18 de setembro de 2017 a IWRF (Federação Internacional de Rugby em Cadeira de Rodas), divulgou atualização das regras da modalidade, que devem entrar em vigor em 2018. Foram abordados três tópicos: linguagem, cadeira de jogo e linhas da quadra.

Linguagem:

Com a parceria entre o Rugby Mundial e a IWRF se fortalecendo, o conselho da IWRF deseja alinhar a linguagem do nosso esporte com o esporte Rugby. Como parte deste alinhamento, as regras do rugby em cadeira de rodas foram adequadas para refletir a parceria da IWRF com o Rugby Mundial.

As novas regras serão publicadas em 1º de janeiro de 2018. Essas mudanças se referem à linguagem usada no rugby em cadeira de rodas e não à forma como o esporte é jogado.

Efetivamente, duas simples mudanças na linguagem usada pelo rugby em cadeira de rodas refletirão melhor o esporte global de rugby – mudança dos termos gol para “try” e cone para “posts”. Assim sendo:

  1. Gols agora serão chamados “Tries”;
  2. “Penalty Goals” serão chamadas de “Penalty tries”;
  3. Linha do Gol será chamada “Try Line”;
  4. Cones serão chamados “Posts”.

Este tipo de linguagem foi testado em vários eventos neste ano, mais especificamente no evento teste para o Campeonato Mundial do próximo ano, em Sydney. Os comentaristas usaram a palavra “try” em vez de gol.

 

Cadeira de jogo

Nos últimos dezoito meses, a Comissão Técnica da IWRF trabalhou com dois fabricantes de cadeiras de rodas e o subcomitê de cadeira de rodas para melhorar a redação da seção 4 do regulamento, que se refere às regras aplicáveis à cadeira de rodas.

Este ainda é um trabalho em andamento – mas deve ser concluído até o lançamento da atualização do regulamento, em 1º de janeiro.

 

Linhas da quadra

As instruções e os requisitos para marcar a quadra também serão atualizados para garantir que seja fácil de marcar e ofereça espaço ao redor da quadra para que os atletas possam entrar no jogo. Os exemplos são:

– a mesa de penalidade vai ficar mais longe da linha lateral até 1,5 metro;

– a área de substituição será entre a mesa da arbitragem e o banco da equipe

 

Segundo a IWRF, as regras revisadas e atualizadas apresentarão explicações quando forem lançadas em janeiro de 2018.

Fonte: http://iwrf.com/?page=iwrf_news&id=619