Cetefe Lobos participa da Semana da Francofonia

  • 21 de março de 2016

Nos dias 16 a 23 de março, aconteceu em Brasília a Semana da Francofonia, evento anual que tem como objetivo divulgar as culturas dos diferentes países que integram a Organização Internacional da Francofonia (OIF). Este ano, a programação foi direcionada para a temática da solidariedade e dos jogos olímpicos e paralímpicos, tendo em vista que o francês, falado por mais de 570 mil brasileiros, é uma das línguas oficiais do Comitê Olímpico Internacional (COI) e estará presente em todas as comunicações oficiais do Rio 2016, ao lado do português, do inglês e do espanhol.

No dia 17, foi realizado no Auditório da Aliança Francesa, na Asa Sul, um bate-papo sobre esse tema com a presença de estudantes universitários da UnB, CEUB e AEUDF. O nosso time foi convidado, através do Professor Guilherme Lopes, para participar e contribuir com esse encontro. Assim, o atleta do Cetefe Lobos Wescley Dourado representou o time e, além dele, estavam presentes os atletas Bernardo Poffo (Tiro com Arco), Jady Malavazzi (Ciclismo), Kal Brynner (Canoagem) e o ex-atleta francês Giles de la Bourdonnaye estiveram presentes. O professor Guilherme Lopes mediou os trabalhos e o professor David Lobato Borges representou a equipe tecnica do Cetefe Lobos.

Vários temas foram tratados, como a evolução do movimento paralímpico, o financiamento das modalidades, a importância do esporte na reabilitação, as especificidades das modalidades dos atletas presentes e a necessidade de mais profissionais de educação física envolvidos no paradesporto. Sobre a participação no evento, o atleta Wescley afirmou: “Pude compartilhar minha experiência de vida, como o Rugby me ajudou e ajuda até hoje e conhecer outros atletas de outras modalidades com suas histórias. Pude também mostrar a modalidade do Rugby em Cadeira de Rodas para os futuros professores de educação física”.