História

Novembro de 2013, Ginásio da Enap

O projeto de Rugby na Cetefe começou em parceria com a Associação Esportiva e Cultural Brasília Quad Rugby – BSB Quad. Com o objetivo de ter treinos na região central de Brasília/DF era um desejo antigo do atleta José Higino e de seu irmão Paulo Higino, com o apoio do educador físico David Lobato Borges e do Profº. Ulisses Araújo, a partir do dia 19 do outubro de 2013, os primeiros treinos da equipe que estava se formando começam a acontecer, primeiramente aos sábados e pouco tempo depois, também às terças e quintas-feiras. No início, o número de pessoas interessadas no esporte era pequeno, mas não demorou muito para que começasse a aumentar.

A primeira participação em uma competição

Aconteceu de 19 a 21 de abril de 2014 no 3° Aberto de Brasília de Rugby em Cadeira de Rodas. Os atletas iniciantes formaram uma segunda equipe do time BSB Quad. Ao final da competição, a equipe ocupou o 4º lugar.

No final de 2014 o atleta Wesclei Dourado Alves, mais conhecido como Macarrão, começou a integrar a equipe, deixando de treinar com o time do BSB para integrar os atletas da Cetefe, se tornando a referencia da equipe

Em fevereiro de 2015, a equipe decidiu formar um time independente

Em reunião com todos que praticavam o Rugby na Cetefe, foi decidido montar uma nova equipe com o intuito de melhorar o crescimento da equipe. Com o apoio Profº. Ulisses e da Cetefe. Assim, no dia 10 de fevereiro desse mesmo ano nos filiamos à ABRC, o que habilitou o time para participar das programações do Rugby no Brasil.

Nessa fase, a equipe concluiu que era necessário escolher um nome para representar o time, tornando-o único. Foram cogitados diversos nomes ligados à cidade, ao cerrado, ao esporte. Mas, dentre tantas sugestões, foi a de Herick Stanley, voluntario, a escolhida. Assim, surgiu o Lobos Vermelhos, que é uma lembrança do Lobo Guará, animal comum na região centro-oeste do nosso país. Herick foi o idealizador e produtor do logotipo do time que já carregamos no peito em nossa primeira competição oficial.

IV Campeonato Brasileiro – Guaratuba/PR

E essa competição foi o 8º Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas, que aconteceu de 12 a 16 de maio de 2015 em Guaratuba/PR. Não conseguimos vitórias, mas terminamos em 3º lugar, levando o primeiro troféu para casa. Foi também nessa competição que começamos a se chamar Cetefe Lobos, já que Loboso Vermelhos é um nome grande e não traz o nome da Associação que o time representa.

A primeira vitória em jogos oficiais, a primeira conquista veio em 2016.

1º lugar – 2ª Copa de Bebedouro de Rugby em Cadeira de Rodas da 2ª divisão (29/4 a 1/5)

Pela primeira vez, participamos de cinco torneios durante um ano. Surgiram novos atletas e outros saíram, mas o time continuou mostrando seu crescimento. Conquistamos a 2ª Copa de Bebedouro de Rugby em Cadeira de Rodas da segunda divisão (29/4 a 1/5); Perdemos o jogo decisivo do V Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas – 2ª Divisão (17 a 21/5), por apenas um Gol e acabamos com a segunda colocação. Terminamos o ano com a terceira colocação na 1ª Copa Caixa de Rugby em Cadeira de Rodas da 2ª divisão (23 a 27/11) em Bebedouro – SP.

Conseguimos ter dois times

Em 2017 continuamos crescendo, sendo com a evolução dos atletas como a chegada de novos. Na primeira competição oficial levamos 12 atletas e 7 estagiários de educação física, para conhecer a modalidade, e para isso ser possível contamos com o apoio da equipe de Bebedouro que organizou o evento. Terminamos a competição em quinto lugar.

Com a chegada de novos atletas não era possível levar todos para a competição, por isso foi formado um novo time aproveitando uma entidade formada pelo pai do Paulo Higino, que coordena o projeto do Rugby na Cetefe, Waldimiro de Souza, o Ceab (Centro de Estudos Afro-Brasileiros). Fomos para o VI Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas – 2ª Divisão (12 a 16/7) com duas equipes. A competição contou com a participação de 8 times, o Cetefe Lobos terminou em segundo lugar, garantindo um lugar na primeira divisão e o Ceab Lobos ficou em sétimo.

2º lugar – V Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas – 2ª Divisão (17 a 21/5)

Após a competição alguns atletas deixaram a equipe por vários motivos e acabamos por pedir a desfiliação do Ceab na ABRC.

Em dezembro disputamos a primeira competição na primeira divisão, que foi a V Copa Caixa – em Pontal do Paraná/PR e terminamos na quinta colocação.

2018, a volta a segunda divisão

XI Campeonato Brasileiro – São Paulo/SP

O ano começou com a saída de vários jogares, fazendo com que a equipe ficasse bem reduzida. Com isso fomos para o Brasileiro com apenas 6 atletas e acabamos não conseguindo ficar na primeira divisão, ficamos em sexto no XI Campeonato Brasileiro – São Paulo/SP. E não conseguimos disputar a copa Caixa já que um atleta se lesionou e dois não puderiam ir. O ano acabou com a possibilidade do time deixar de competir, já que apenas 3 atletas estavam treinando.

O trabalho volta ao início em 2019

O Ano começou com a incerteza se conseguiríamos competir, mas com o passar dos dias foram aparecendo novos atletas e em março chegamos a ter 9 atletas durante os treinos. Tendo com base de três atletas veteranos sendo: Tiago Rodrigues, Danilo Correa e Macarrão. Foi possível a participação na Copa Brasil Caixa Interclubes, onde terminamos na terceira colocação da segunda divisão.

3º lugar – Copa Brasil Caixa Interclubes de Rugby em Cadeira de Rodas 2019 – 2ª Divisão (24 a 28/04)