XII Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas

  • 24 de junho de 2019

Aconteceu em São Paulo, nos dias 19 a 23 de junho, o XII Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas. A nossa equipe, Cetefe Lobos, esteve presente com nove atletas e disputou a segunda divisão que foi composta por cinco equipes:

  • Adeacamp de Campinas – SP;
  • Irefes de Vitória – ES;
  • Locomotiva de Campo Largo – PR;
  • Ronins de São Paulo – SP (está com dois times; um que disputou a primeira divisão e outro a segunda);
  • e nós, do Cetefe de Brasília – DF.

Nossas partidas

Estreamos nossa participação no campeonato com o time Ronins. Era a primeira vez que jogávamos contra eles com a formação que temos atualmente. O jogo foi equilibrado desde o início. Conseguimos vencer o primeiro quarto por 1 gol de diferença, mas erramos mais no segundo e o perdemos por 5 gols. No restante da partida o equilíbrio continuou, porém, perdemos por uma diferença de 4 pontos. O placar finalizou em 39 a 35.

Na segunda e terceira partidas enfrentamos a Adeacamp e o Irefes, equipes que disputaram o título. Não tivemos muitas chances contra estas e perdemos os dois jogos.

Em nossa última e mais marcante partida, disputamos o quarto lugar com o Locomotiva, equipe pela qual chegamos a perder de 87 a 5 na Copa Caixa deste ano. O jogo começou disputado, com gols sendo marcados em ambos os lados. Em certo momento, conseguimos abrir uma diferença de 3 gols, mas logo nosso adversário conseguiu encostar o placar. No último quarto, conquistamos um gol de vantagem e, faltando poucos segundos para o fim da partida, também levamos um gol, o que resultou em prorrogação: mais 3 minutos de jogo.

Nesses longos minutos que tivemos a mais, começamos marcando o primeiro ponto e a troca de gols continuou, até que, nos segundos finais, conseguimos manter a vantagem de apenas um gol. No ataque seguinte, o adversário perdeu a bola e nos deu uma oportunidade única de vencer o jogo. Atravessamos meia quadra e conseguimos segurar a bola até o tempo encerrar e vencermos. O placar final foi de 38 a 37.

Agradecimentos

Agradecemos ao Governo do Distrito Federal, que através do programa Compete Brasília, adquiriu as passagens aéreas para irmos ao campeonato. Essa iniciativa tem nos ajudado bastante nas competições, já que os custos são altos.

Campeões da Segunda Divisão

O disputado título da segunda divisão ficou entre a Adeacamp e o Irefes. A partida foi bastante equilibrada e, com melhor entrosamento, a equipe Irefes levou a vitória, conquistando pela terceira vez o título de Campeão Brasileiro da Segunda Divisão e garantindo um lugar na primeira divisão em 2020.

A Primeira Divisão

Já na primeira divisão desse ano, a competição contou com seis equipes, sendo:

  • BSB de Brasília – DF;
  • Gigantes de Campinas – SP;
  • Gladiadores de Curitiba – PR;
  • Minas de Belo Horizonte – MG;
  • Ronins de São Paulo – SP;
  • Santer do Rio de Janeiro – RJ.

O Minas conquistou o título de Campeão pela quarta vez, igualando o feito da Adeacamp, que também tem quatro títulos, e ficando à frente do Gigantes e do Santer que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. O Ronins ficou em quarto, seguido do Gladiadores. No sexto lugar ficou o BSB, que em 2020 irá compor a segunda divisão.

Abaixo, todos os resultados:

Segunda Divisão

RONINS B 3935CETEFE 
LOCOMOTIVA 2350ADEACAMP 
IREFES 6316RONINS B 
ADEACAMP 3813CETEFE 
IREFES 5122LOCOMOTIVA 
RONINS B 2059ADEACAMP 
CETEFE 1852IREFES 
RONINS B 3937LOCOMOTIVA 
ADEACAMP 4142IREFES 
CETEFE 3837LOCOMOTIVA 

Primeira Divisão

SANTER 3343GIGANTES 
RONINS 4832BSB 
MINAS 4029GLADIADORES 
SANTER 4237RONINS 
GIGANTES 4427BSB 
RONINS 4935GLADIADORES 
MINAS 4935SANTER 
GIGANTES 5126GLADIADORES 
SANTER 4939BSB 
RONINS 3344MINAS 
BSB 4146GLADIADORES 
MINAS 4240GIGANTES 
SANTER 6126GLADIADORES 
BSB 2850MINAS 
GIGANTES 4537RONINS